Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Scania 143r - Italeri - 1/24
Fórum AviationDream > Caminhoes - TRUCK STOP > Linha de Montagem Virtual
Páginas: 1, 2
Coragem
Olá rapaziada, vmos a mais um GB de Caminhões!!!! Este kit eu ganhei de presente da minha esposa. Já montei um igual a este no GB passado (Wrecker) para um amigo, este montarei como cavalo mecânico. É um kit + ou -, pois muitas pçs são desalinhadas, fora do tamanho correto...enfim, mas nada que muita dedicação na montagem não dê jeito. Nesta Scania, farei muitas alterãções:
- fazer com que as portas se abram;
- suspensão articulada, com feixes de molas iguais as scanias tupiniquins;
- mover a caixa de direção mais pra frente do chassi, já que a Italeri usa o mesmo para a Scania "R" (cabine frontal) e o modelo "bicuda";
- detalhamento máximo do motor e chassi;
- párachoque dianteiro feito em scratch, como nos modelos nacionais;
- aplicar várias técnicas de sujeira em todo o truck.

Bem, são muitas alterações, que espero conseguir fazer todas. Conto com a ajuda dos amigos para mais esta empreitada!!!! Umas fotinhas do kit pra começar:

Logo a primeira atualização!!!

Abçs
Leandro Coragem
Sergiojan
Leandro , sabe que este tipo de truck tem por aqui, estes dias tinha uma fazendo motor aqui e o truck era como este, creio que era instalado pela randon, sorte ai no projeto, FUI wink.gif
oswaldo
De olho por aqui...

Abraços.
Coragem
Olá amigos, vmos a primeira atualização do meu tópico: este kit eu tinha até começado a montagem antes do GB, mas estava muito mal feita, então eu descolei algumas pçs que já estavam coladas e guardei o kit. Com o início deste GB, retomei a montagem, agora com muito mais capricho...como eu já tinha montado um kit igual no GB passado, então não fui pego de surpresa pelos defeitos. Um deles é o radiador fixo na cabine, que atrapalha o encaixe dela ao chassi e dificulta o alinhamento de outras, então decidi remover o radiador para se trabalhar melhor.

Removi o radiador:

Para colar o suporte da cabine, usei um pedacinho de estireno de 1mm para reforçar:

Agora, o forro interno da cabine é um pouco largo em relação ao teto, então cortei ao meio com uma serrinha para tirar um pouco de material e depois colei as metades:

Agora, colando mais umas partes da cabine:

Para colar a lateral dos degraus da cabine, usei um reforço de estireno de 1mm.

Colei o forro interno na cabine, fiz isso pq a cabine tende a ficar torcida, e além do mais, se eu deixasse para encaixar o forro depois da pintura, iria arranhar a tinta e estragar o acabamento...com o forro colado, dá mais firmeza na pç, mas reparem os vãos que ficaram, terei muito trabalho para tapar tudo isso:

Por hora é só pessoal, logo mais atualizações.

Abc
Leandro Coragem
Rony
Meu amigo, não dá para esticar as abas?

Coragem, não sei como corta seus kits, mas uma ferramenta legal, é o arco de serra para ourives. Tem diversos tipos de lãminas e são muito finas.

Neste link tem muita coisa boa e pode comprar pela net.
http://www.mundialfornituras.com.br/detalhe.php?cide=107

Abs
oswaldo
Rapaz, que trabalheira danada que dá montar caminhãozinho! blink.gif Montar avião de militar é bem mais simples, e toda ca$#da vira "desgaste de combate". rolleyes.gif

Acompanhando...

Abraços.
macielzang
E ae Coragem, bom ver a montagem andando.

Mas rapaz, agora você me deixou com uma pulga atrás da orelha.

Eu montei a cabine, mas ainda não montei o interior porque pensei que seria mais fácil pintar ele separado. Acho que vou montar o interior e testar o encaixe.

Manda vê ai amigo.
Coragem
Rony
Alargar as abas iria desalinhar com a marcação do assoalho, então o melhor é fazer um enxerto com estireno para tapar as fendas. Eu cortei a pç com aquela serrinha de alvenaria mesmo (rsrsrs) tirou 1mm de material, depois foi só colar...um amigo me ensinou a fazer uma serrinha com gilete, eu fiz uma para testar e deu certo, o corte é muito preciso e finho, com perda mínima de material (veja na categoria "Embarcações" o Titanic que estou montando, cortei uma pç com esta serrinha caseira). Vou olhar este link que vc me passou com certeza!!! smile.gif

Oswaldo
Não é que dá trabalheira, é que este kit já estava judiado mesmo e estou adicionando muitos detalhes nele, por isso tanto trabalho, capitche? wink.gif

Maciel
Pode acreditar, vai ser um pé no saco se vc deixar pra encaixar o forro interno por último angry.gif , isso vai arranhar a pintura da cabine e corre-se o risco de forçar demais a cabine e quebrar alguma parte...vai dar mais trabalho, mas eu prefiro montar td junto e mascarar depois pra pintar...

Obrigado por acompanharem amigos!!!

Abç
Leandro Coragem
macielzang
QUOTE(Coragem @ 19 Feb 2010, 12:59 ) *
Maciel
Pode acreditar, vai ser um pé no saco se vc deixar pra encaixar o forro interno por último angry.gif , isso vai arranhar a pintura da cabine e corre-se o risco de forçar demais a cabine e quebrar alguma parte...vai dar mais trabalho, mas eu prefiro montar td junto e mascarar depois pra pintar...

Valeu Coragem, obrigado pela dica. Mas dizae, você colocou cabo na lamina de gilete?

A proposito, parabéns pelo titanic.
Sergiojan
Le, nunca monto o interior antes de pintar e polir toda a cabine , veja naquela scania minha com o trator de arrancada , a cabine é a mesma desta e nao teve erro, na scania que vou montar ja esta assim , vou postar as etapas pois ele esta pronta para a pintura e sem o interior , bom é isso por enquanto, FUI wink.gif
Coragem
Maciel
Então, eu seguro diretamente a gilete, sem cabo, sem nada...eu vou fazer um tuto ensinando como fazer a serrinha e posto aki, ok?

Serginho
Vc não encontra dificuldades pq é um profissional, eu ainda estou aprendendo... cool.gif

Abçs
Leandro Coragem
Coragem
Olá pessoal, vmos a mais uma atualização. Passei a trabalhar um pouco nas rodas da Scania. Removi o cubo central das rodas traseiras, pois pretendo pintar separadamente. Para remover os cubos, furei ao redor de cada um com o Rotomatic, usando uma broca de 1mm, depois forcei e destaquei os cubos. Para dar acabamento nas bordas das rodas, enrolei um pedaço de lixa d’água 360 fazendo um canudinho, e limei até alisar as rebarbas!!!

Não ficou lisinha a beirada da minha roda???

Após limar todas, colei sem os cubos:

Agora um pouco de trabalho nas dianteiras. Usarei este arco que veio no kit, mas para encaixá-lo tive que remover todas as porcas da roda e furar para encaixar o arco.

E aí está pessoal, apenas encaixado...logo mais atualizações!!!

Abc
Leandro Coragem
oswaldo
Maravilha! Que coisa chique!

Abraços.
JOCELEI
Inovador método das rodas trazeiras. E como ficou "lizinha" a beirada da tua roda. Tô acompanhando.
Sergiojan
segundo o Jocelei a beirada da tua rodinha ta bem (lisinha) kkkkkkk,mas como vc vai compensar os 2mm dos furos da broca?

Le, vi q vc ta trabalhando muito neste kit , nas portas nas rodas e no futuro sei la, mas estou certo q será um otimo trabalho, vc tem se mostrado um otimo truckmodelista dedicado (adoro isso) e boto é na tua montagem, abraços ai e ate mais.

pena nossa turma truckeira morar tao longe um do outro, imagina todos juntos picando plastico, (so truck é claro) q zona, heim?
Coragem
Jecelei
Ficou bem acabada, né? Mas pq aind não se inscreveu no GB??? mad.gif Quero ver como vc faria se fosse com sua roda!!! rolleyes.gif laugh.gif

Serginho
Então, na verdade há um vão entre a borda da roda e o cubo nos caminhões...a única coisa que há entre os componentes são umas "garras" que centralizam a roda no cubo...Poxa, com estas palavras vc derrete meu coração de truckmodelista!!! wub.gif Eu adoro as modificações nos kits, não só em caminhões...acho que montar como manda o manual, ao final fica parecendo que faltou alguma coisa...Cara, seria demais poder nos reunirmos, trocar umas idéias e até montar juntos...quem sabe um dia né?

Uma pequena atualização. Trabalhei no chassi, montei as longarinas e suporte dos cilindros de ar:

É isso aí pessoal!!!

Abraço a todos!!!
Leandro Coragem

oswaldo
Maravilha de serviço!

Abraços.
Coragem
Valeu Oswaldo meu truta...sempre acompanhando nossas montagens!!! wink.gif
Rony
Leandro. que trabalho legal vc está fazendo por aí.
Eu tô de olho, por aqui.

Como o Sérgio falou, a gente fazer isso juntos seria muito legal. Vamos para Curitiba no Opem da Superkits?

Abs
Coragem
Rony
Obrigado pelas palavras, espero que eu consiga montar tão bem quanto vc e nossos amigos modelistas aqui do AD wink.gif
Seria mesmo muito legal se pudéssemos um dia nos reunir-mos para trocar umas idéias e montar uns trucks...enquanto esse dia não chega, vmos montando juntos aqui mesmo!!!

Salve pessoal, mais uma atualização. Fiz a primeira alteração notável do kit: movi a caixa de direção da Scania mais para frente do chassi, pois a Italeri usa o mesmo chassi para a Scania 142 "bicuda". No caminhão 1:1, a caixa da Scania R "frontal" localiza-se alinhada com a dobradiça da cabine, que a faz bascular...Tive que refazer um novo suporte para a caixa de direção com estireno de 1mm. Na barra de direção, usei um cabinho de cotonete para alongar a pç. Tbm colei os reservatórios de ar dos freios. Na outra barra de direção, que liga uma manga de eixo na outra, prendi com alfinetes, trabalhando na cabeça deles, fazendo o formato de parafuso:

Tá ficando legal, né?

Abç
Leandro Coragem
oswaldo
Muito chique, como sempre!

Abraços.
Coragem
Oswaldo
Obrigado pelas palavras...sempre de olho nos meus trabalhos!!! wink.gif

Pessoal, mais uma atualização da Scania. Em uma visita à Hobby Trade Center do Shopping Higienópolis, vi na vitrine uma scania igual a esta que estou montando, montada como cavalo mecânico 2 x 4, nas cores tupiniquins, bem simples, mas bem bonita...então decidi que iria montar a minha igual a aquele simpático caminhão que vi na vitrine! Como eu já tinha montado o chassi da minha scania para uma 6 x 4, tive que fazer um corte nas longarinas para encurtá-lo:

Depois de cortar o chassi, desmontei as partes, trabalhei com lima para alisar as pçs e verificar o tamanho correto das longarinas para o perfeito alinhamento do chassi:

Para alinhar as duas metades das longarinas, usei pedaços de clip metálico, coloquei no orifício que acomoda os pára lamas e varei as duas pçs de fora a fora. Com isso foi fácil deixar as duas longarinas alinhadas por igual:

Colei as longarinas ao resto do chassi. Foi um pouco complicada essa parte. Tomei muito cuidado para não colar a pç torcida ou torta... após a secagem da cola, colei as travessas do chassi...com isso o conjunto ficou mais reforçado:

Comparando o kit com uma referência do modelo real, não existe aquele reservatório de ar no lado de cima do suporte, então o removi:

E aqui o resultado final do novo chassi:

Por hora é só pessoal...

Abc
Leandro Coragem
oswaldo
Que coisa incrível!

Perfeito!

Abraços.
Sergiojan
primeiramente aquele simpatico caminhao q vc viu na vitrine e coisa de baitola, caminhao vc ve em posto, rodovia ou transp, esse caso de shopping é coisa de bicha, os cara nao vao em shop só as bibas , agora q cor vc viu lá? so cuidado o teu é um moderno, veja lá para nao fazer OSWALDICE , bom meu garotinho vai firme ai, FUI wink.gif
JOCELEI
ohmy.gif Boa Sergião!
Rony
Nosso amigo gosta dos "curtinhos"

laugh.gif laugh.gif laugh.gif
Sergiojan
AAAAAAAAAA RONY,agora ja antendi pq vc alongou bem o seu,hummmmmmmmmmmm, gosta de um comprido. rolleyes.gif

Jocelei , bom ja acabamos com o topico do Le ,ai ja viu né blink.gif , coitado do garoto, mas ele ta mandado bem mesmo nas montagems wink.gif

vai lezinho, vai lezinho
Rony
Me ferrei ohmy.gif
laugh.gif
Coragem
Oswaldo
Valeu meu caro!

Serginho
Então vc se misturou com a biba do Joce e formaram a dupla do barulho do AD??? KKKKKKKKKKKK laugh.gif Então, a scania que vi era de cor vinho, igual a umas minis arpra que eu já vi...e passear no shopping tbm é coisa de macho...têm muitas mulheres lá... happy.gif ...Vai Lezinho?????? Assim cê me enlouquece! wub.gif

Rony
Si lascô nessa hein???? laugh.gif laugh.gif laugh.gif

Obrigado cambada por estarem acompanhando!!!

Abração proceis
Leandro Coragem
Sergiojan
Entao no alternada e no direta ta com quanto? mad.gif
Coragem
Pouquinho ainda...no Direta 7kg cada lado, alternada ainda não faço, mas tbm têm a Scott com 6 "tijolinhos" happy.gif
JOCELEI
E a "W" já fez? wink.gif
Coragem
QUOTE(JOCELEI @ 8 Mar 2010, 20:48 ) *
E a "W" já fez? wink.gif

Joce, por "W" só conheço a barra...isso é um exercício? blink.gif
Sergiojan
É isso ai , vai firme na montagem do scania wink.gif
Rony
Oi
Tem fotos?
rolleyes.gif
Coragem
Sergio
Valeu meu querido!!! blink.gif laugh.gif

Rony
Olha aí...só pra vc wub.gif

Uma pequena atualização. Como já montei um kit deste no GB passado, sei onde estão escondidas as tretas!!! No assoalho da cabine, o túnel do motor é pç única com o assoalho, e pra pintar ambos em cores diferentes é fod@...então como fiz no outro kit, removi o túnel e dei acabamento no assoalho com lima:

Para compensar a perda de material retirado na remoção do túnel (cerca de 1mm ao redor de toda a pç) refiz a parte do assoalho com estireno de 1mm. Depois, qdo for colar novamente o túnel, fazarei o assoalho e ficará como antes:

Em uma das laterais internas da cabine, há dois vãos. Tapei ambos...primeiro risquei no estireno o formato dos vãos usando a própria pç como stêncil. Após cortar as pçs no formato, fui trabalhando com lixa até os tampões se encaixarem perfeitamente a pç:

Pessoal, tenho trabalhado mais no peterbilt que na scania, por isso as atualizações estão lentas...mas deixo claro que ela sai antes do término do GB biggrin.gif

Fui!!!
Leandro Coragem
oswaldo
Que coisa chique!

Trabalho de mestre com o estireno!

Abraços.
Rony
Tava com saudades!

Quando aprender a mascarar, vai ver como é mais fácil! No mais, um belo trabalho, cê tá fazendo aí!

Abr
TriStar
Realmente Leandro, concordo com o Rony, mascarar é muito mais fácil... fazer esses cortes e enxertos é trabalhoso pacas, nada que vc não consiga fazer, vc já provou que faz com maestria... mas realmente é mais trabalhoso que o mascaramento.

Vai sair outra bela Scania, com certeza!

Já se decidiu pelas cores??

Abs
Zema
Coragem
Rony/Zé

Eu realmente odeio mascarar, prefiro cortar mesmo ao invés de perder tanto tempo mascarando, mas eu ainda aprendo...outro motivo que me levou a cortar foi pq eu preferi por limar os relevos de tapetes do assoalho, mas com o túnel ficaria difícil lixar com um bom acabamento. Honestamente amigos, eu gosto de trabalhar com espaço, e se for preciso passar a lâmina, eu passo!!! wink.gif

Quanto as cores estou em dúvida ainda...penso num verde, preto...azul ou até mesm branco... blink.gif

Abç
Leandro Coragem
Sergiojan
Le , mas se vc removeu o cofre do motor onde vc vai colocar os agreagados, fui correndo ver no meu e vc vai precisar do espaço no piso, não tem como deixar o piso plano, posta fotos ai da sua ideia wink.gif, quam sabe é boa, ainda tenho dois destes para montar wacko.gif
Coragem
Serginho
Mas o piso não ficará plano....eu removi o túnel para limar os relevos dos tapetes e para facilitar na hora da pintura...a parte plana de estireno foi apenas para refazer as beiradas que foram perdidas qdo eu removi o túnel...qdo eu finalizar a montagem do interior, vou vazar o assoalho novamente, como era a pç original... wink.gif ...É isso ai...na dúvida, pergunta mesmo!!! happy.gif

Abraço
Leandro Coragem
EDUSILVA
Coragem... muito legal este modelo de truck... pretendo montar um destes na sequencia do meu T142M...

estive vendo um modelo desses em uma loja de plasti e pelas fotos que tem na caixa e tb fotos que vi pela net notei que o chassi parece ser mais curto quando comparado ao modelo original, não é??? E como tb pretendo fazer um modelo trucado para depois fazer uma carreta acho que terei que pensar em um meio de alongar o chassis...

Estarei acompanhando a sua montagem... boa sorte ai!!!

Falow

EDUSILVA
olha achei estas fotos na net... veja no que me refiro a distância entre eixos (dianteiro e o primeiro do truck)...

se for o caso eu ja copio em resina o do meu T142M entendeu???

Clique para ver o anexo

Clique para ver o anexo
JOCELEI
Edu, não precisa se preocupar com isso não, o chassi já vem no comprimento certo, ce só vai cortar ele se for montar da ''caixa''. happy.gif
EDUSILVA
Jocelei,

A caixa que vc se refere seria a "caçamba" que é montada o guincho???

valeu!!!
JOCELEI
Isso mesmo !!! Como vem na caixa, seguindo o manual de montagem.
EDUSILVA
Humm bem interessante.. acho que já vou até providenciar um destes para mim... hehehe antes que eu fique sem.

valeu..
Rony
Oi Leandro, tem novidades?

Jocelei, tá faltando vc aqui, cara.

Abs
Coragem
Edu
Como bem falou o Jocelei, o comprimento das longarinas do chassi vêm no tamanho correto!!! se for montar a scania como Guincho (Wrecker) aí será preciso cortar, ou se montar como cavalo 4x2 como estou fazendo....mas se montar como cavalo trucado, a distância entre eixos é proporcional!!!

Rony
Têm sim.... cool.gif

Amigos...desculpem por me ausentar por tanto tempo, mas tenho tido muito trabalho com os elkas e quase não sobrava tempo pra trabalhar na scania....mas consegui fazer alguma coisa por estes dias. Estou de volta (Serginho, seque as lágrimas) e vamos tocar este GB!!!!! Vamos a mais uma atualização. Neste kit, os feixes de mola da suspensão traseira passam por debaixo do eixo diferencial. Como vou montar igual a um truck tupiniquim, preciso dar jeito de montar os feixes de molas “por cima do diferencial. Eis o eixo traseiro:

Posição original do feixe, montado “por baixo†do diferencial:

Nesta imagem, mostrei os apoios dos feixes de mola na posição correta, para montar os feixes por cima do diferencial:

Mas ao inverter o diferencial, a disposição da coroa/pinhão tbm ficou ao contrário...a saída foi cortar a base do pinhão e colar novamente na posição correta!!!

Mas antes colei os feixes de molas no diferencial:

Enquanto a cola secava, preparei mais esta pç, que faz conjunto com o coletor de ar do motor...limei os relevos dela, pois vou dar uma detalhada By Coragem ali:

Aqui, colados e apoiados no motor, pra deixar tudo alinhadinho:

Na minha caixa de sucatas, encontrei estas cuícas de freio de Peterbilt. Vou cortá-las e usar na scania, pois a original do kit parece uma lata de tinta de 3/5 litros!!!

E por fim, trabalhei um pouco no tanque da scania. Eu usei dois, cortei e colei para fazer um maior, pois do lado esquerdo pretendo colocar um estepe:

È isso aí pessoal....devagarzinho vou postando as etapas da montagem deste bruto!!! smile.gif

Abc
Leandro Coragem
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.