IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
Scania Lk 141 "pipa" Da Elka!, Não é kit, mas o trabalho foi feito por truckmodelista!!!
Coragem
post 5 Aug 2009, 13:35
Post #1

Coragem...o maioral!!!

Grupo: Membro
De: Cotia - SP
Membro N°: 485

Olá amigos do AD...gostaria de compartilhar este trabalho com vcs...será uma reforma e customização de um caminhão Scania LK 141 da Elka. A Elka é uma empresa brasileira de brinquedos que em meados dos anos 80, fabricava vários modelos de caminhões nacionais.não se trata de um kit em si...mas as técnicas são as mesmas utilizadas no plasti, tipo pintura, pçs em scratch, adaptações...etc. Este caminhão vou fazer para um amigo de Curitiba, que colecionas estes caminhões...o projeto é idéia dele, mas o trabalho será feito por mim...A base do projeto será um caminhão de bombeiros que será transformado em um caminhão Pipa, trucado, com porta estepe no tanque e pintura diferenciada...Não será feitas modificações muito fortes, pois meu amigo disse querer manter a originalidade do caminhão...Apesar de parecer um brinquedão, são bem detalhados...têm suspensão em todas as rodas, as portas se abrem, bascula a cabine...etc Pelo tamanho, acho que a escala é 1:20...
Bom, vamos ao que interesse: ele me mandou o caminhão de bombeiros assim:

O primeiro passo é desmontar todas as pçs para começar o trabalho...

A desmontagem é cruel...pode ocorrer acidentes, tipo a quebra de algumas pçs...

Depois de desmontadas as pçs, parto para o chassi...como ele quer o caminhão trucado, terei de usar partes de um outro chassi para executar o trabalho...

Uso serra manual ou minha Mini retífica, dependendo do tipo de corte...

Depois de fazer os cortes no chassi, é hora de colar...esta etapa é muito importante, pois a colagem têm de ser bem feita, para não ocorrer quebras posteriores...tenho minha técnica: primeiro colo com Bonder para alinhar...depois, pego um pedaço de clip metálico de 1mm e coloco-o bem no meio da junção da colagem...Com um ferro de solda, encosto a ponta do ferro no pedaço de clip...com o calor do ferro, o clip esquenta e se “enterra†no plástico...depois encho o buraco com Bonder e deixo secar bem...depois, é só passar uma lima epronto!!! Fica lisinho.

E eis aí o chassi semi-pronto...

Faço então uma pré montagem de todo o conjunto para verificar os espaços e alinhamentos:

Adicionei este cavalete que ficará entre a cabine e o tanque...

Na parte de trás do tanque, o suporte do carretel da mangueira estava quebrado, fiz um novo reforço...

Acho que está bom para começar...Qualquer dúvida perguntem.... smile.gif

Abç

Leandro Coragem

Este post foi editado por Coragem: 6 Aug 2009, 07:28
Go to the top of the page

+Quote Post
oswaldo
post 5 Aug 2009, 14:29
Post #2

11.000 Posts zuando o Piovan

Grupo: Moderador Global
De: Batatais - SP
Membro N°: 83

Gostei! smile.gif Vamos acompanhar! laugh.gif

+Quote Post
macielzang
post 5 Aug 2009, 20:36
Post #3

Supervisor

Membro N°: 385

O Coragem, legal ver o projeto começando. Vou acompanhar, bom trabalho amigo.

+Quote Post
Piovan
post 5 Aug 2009, 22:46
Post #4

Empurrando no Clodoswaldo!

Grupo: Administrador
De: Orlando - FL
Membro N°: 3

INCRIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

+Quote Post
Coragem
post 6 Aug 2009, 07:14
Post #5

Coragem...o maioral!!!

Oswaldo, Piovan
Valeu, continuem acompanhando!!! smile.gif

Maciel
Obrigado cara...na verdade o trabalho já está concluído...estou só postando as etapas da customização...a propósito, as referências que pedi lá na WK, que vc gentilmente colocou várias fotos no seu blog era exatamente para eu realizar estes trabalhos!!!! Valeu, amigo!!! smile.gif

Dando continuidade, vmos a mais uma atualização...

O tanque deste caminhão havia sido pintado umas 3 vezes, então a camada de tinta estava muito grossa...achei melhor tirar toda a tinta para fazer uma nova pintura. Meu método foi mergulhar o tanque todo na acetona...eu o fiz e vejam a @%#$&: angry.gif

Além da tinta não ter saído toda, ela reagiu violentamente e se enrugou toda...a saída foi eu fazer um cansativo trabalho de lixa, raspagem e limar todo o tanque...tive que remover as calhas, suportes de parafusos para trabalhar melhor:

E aqui está ele na “carne vivaâ€, já com as novas calhas sendo confeccionadas!!!

Enquanto a cola das calhas seca, trabalhei um pouco no truck do caminhão:

Confeccionei estas duas travessas (brancas) que serão o suporte do tanque...

Depois, recortei os pára lamas traseiros no mesmo tamanho e os colei diretamente no chassi da LK.

Uma pré montagem para verificar o perfeito encaixe e espaços...

Tudo certinho, confeccionei o porta estepe do tanque, terminei as calhas e mandei o primer no tanque...este primer é aquele da Colorgim, aplicado no aerógrafo, diluído em thiner Tempo 2008. Mas reparem na infinidade de arranhões e buracos para tapar com putty blink.gif ...sei que repeti umas três vezes este ritual: Putty, lixa, primer, putty, lixa, primer... dry.gif

Depois desta etapa, tbm apliquei o primer na cabine, portas e motor. Pintei o chassi com preto brilhante da EasyColors (tinta de excelente qualidade por sinal). As rodas raiadas, meu amigo quis que deixasse brancas mesmo. A cor escolhida foi este tom de verde. Usei esmalte da Model Máster diluído em thiner Tempo 2008. Usei verniz brilhante da Colorgim, tbm aplicado com aerógrafo e diluído com thiner. No tanque, escadas, tampa, carretel e mangueiras foram pintados de branco (EasyColors)

E aqui o trabalho finalizado!!!

Amigos, chegamos ao final deste trabalho, não tenho mais fotos, mas o objetivo foi alcançado, que era transformar o caminhão bombeiro em caminhão pipa customizado...Como Foi pedido do meu amigo, não aconteceram grandes transformações, pois ele queria manter a originalidade do caminhão...

Obrigado por acompanharem...agradeço tbm aos moderadores que me permitiram mostrar este trabalho no nosso amado fórum...elogios e críticas serão bem vindas...O próximo trabalho, será um Volvo NL12 “guincho†automático. smile.gif

Forte abraço. wink.gif

Leandro Coragem

Este post foi editado por Coragem: 6 Aug 2009, 07:26

+Quote Post
Piovan
post 6 Aug 2009, 07:42
Post #6

Empurrando no Clodoswaldo!

Grupo: Administrador
De: Orlando - FL
Membro N°: 3

Veio, podem dizer o que quiser mas isso para mim eh "modelismo" e "plasti" PARABENS CORAGEM E NOS BRINDE COM MAIS PROJETOS E MONTAGENS! smile.gif

+Quote Post
Benassi
post 6 Aug 2009, 07:50
Post #7

Comandante Chefe de Equipamentos

Grupo: Super Administrador
De: São Paulo
Membro N°: 4

QUOTE(Piovan @ 6 Aug 2009, 09:42 ) *
Veio, podem dizer o que quiser mas isso para mim eh "modelismo" e "plasti" PARABENS CORAGEM E NOS BRINDE COM MAIS PROJETOS E MONTAGENS! smile.gif

Concordo com o relator!!!! Parabéns!!!!!!!! wink.gif

+Quote Post
oswaldo
post 6 Aug 2009, 08:53
Post #8

11.000 Posts zuando o Piovan

Grupo: Moderador Global
De: Batatais - SP
Membro N°: 83

Mais um concordando aqui! smile.gif Belíssimo trabalho, belíssimo caminhão! laugh.gif

+Quote Post
macielzang
post 6 Aug 2009, 20:43
Post #9

Supervisor

Membro N°: 385

QUOTE(OSWALDO @ 6 Aug 2009, 11:53 ) *
Mais um concordando aqui! smile.gif Belíssimo trabalho, belíssimo caminhão! laugh.gif

laugh.gif laugh.gif laugh.gif

É isso ae Coragem, muito bom.

Parabéns.

+Quote Post
Rony
post 8 Aug 2009, 20:51
Post #10

Comissário de Bordo

De: Pirassununga - SP
Membro N°: 476

PLASTIELKAMODELISMO

wink.gif

+Quote Post
TriStar
post 9 Aug 2009, 19:52
Post #11

Co-Piloto

De: São João Del Rei - MG
Membro N°: 27

Fala Coragem,

Seu nick é um dos melhores cara, vc é um cara de muita coragem... e talento!

A conversão ficou muito legal, vc deu um belo up no brinquedão.

Parabéns cara, ficou lindão.

Abs
Zema

+Quote Post
Coragem
post 11 Aug 2009, 06:40
Post #12

Coragem...o maioral!!!

Piovan, Bena, Oswaldin e Maciel
Obrigado pelos elogios e por acompanharem... smile.gif

Rony
Acho que o nome é isso mesmo laugh.gif ...valeu!!!

Zé
Obrigado, meu brother...fique de olho...muitos outros virão!!! smile.gif

Abçs

Este post foi editado por Coragem: 11 Aug 2009, 06:41

+Quote Post

Fast ReplyReply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 9 Sep 2010 - 23:10